About the Post

Author Information

ESET NOD 32 Antivírus review – Recomendado para Win 7 e 8

A Istalação

A instalação foi elaborada para que possam ser selecionados apenas as principais configurações do programa, tais como a senha de acesso as configurações, configurações de conexão à internet e como fará a atualização contra vírus. O resto do processo se dá de forma automática restando apenas ao usuário escolher a forma de ativação do produto e concluir a instalação.

Instalação

 

A Interface

A interface é simples, com botões de fácil acesso, apesar da densidade de informação, consegue controlar isso facilmente com sub-menús. Muitas vezes as configurações parecem um pouco confusas, deixando o usuário um pouco atordoado com várias opções e textos longos. Embora demore um pouco para ver todas suas opções e escolher a melhor opção para seu uso, para um usuário doméstico, não se faz necessário mais do que 5 minutos para configurar Antivírus.

 

Interface

A Performance

 

Foi feito um teste em dois sistemas diferentes, com arquiteturas de processamento também diferentes, utilizamos o Windows 8 32bits e o Windows 7 64bits.

No teste navegamos em páginas da internet, rodamos vídeos em flash e executamos programas a fim de testar a eficácia na hora de trabalhar no computador. Fizemos também uma varredura no computador e em um DVD de instalação do Windows 7 pirata.

Conclusão: Nas duas versões o programa encontrou arquivos maliciosos no DVD de instalação, aparentemente o NOD 32 é mais compatível com o novo sistema operacional Windows 8. Pudemos observar que no Windows 7 durante o processamento das requisições o sistema alcançou picos de 100% no processamento, embora não seja um relatório decisivo considerando a utilização de versões do Internet Explorer diferentes, nativamente instaladas no Windows 8 e Windows 7, 10 e 9 respectivamente.

 

Teste de Desempenho

 

Teste de Navegação

 

Acessamos o site “Malware Domain List” onde uma lista com os sites que hospedam links ou arquivos maliciosos, a fim de testar a performance do ESET NOD 32 quanto a descoberta de arquivos maliciosos na navegação comum, evitando assim até mesmo a infecção.

 

O resultado foi surpreendente, o antivírus bloqueou 95% dos sites e identificou automaticamente arquivos que foram baixados sem a permissão do usuário, bloqueando e excluindo os mesmos. Alguns sites já constam na lista de bloqueio do próprio Internet Explorer, que avisa o usuário de potenciais riscos à segurança, e mesmo ignorando esse aviso, o próprio antivírus se encarregou de bloquear os sites.

 

ineternet

 

Curiosidades

 

O antivírus teve dificuldade para fazer a atualização automática, o que fez com que o usuário tivesse que ficar atento a esse quesito e atualizar o banco de dados manualmente clicando sobre o botão específico para atualização. A atualização baixou cerca de 30Mb de dados, o que não é necessáriamente uma perda de tempo considerando uma conexão de 10Mb, mas se o usuário possuir conexões inferiores, ele com certeza aguardará mais para o processo de atualização ser concluído e ter um antivírus plenamente funcional.

 

Um ponto positivo para o ESET NOD 32 é uma ferramenta chamada “ESET SysInspector”, que analisa o registro de componentes do computador, sejam eles atalhos ou o próprio registro da máquina, quanto a softwares ou componente maliciosos adicionados durante a instalação de um programa ou até pela instalação do próprio vírus. Com certeza essa ferramenta faz a diferença!

 

curiosidades

 

Informações:

Para o teste utilizamos:

ESET NOD 32 antivírus – R$ 79,99

Windows 8 32bits versão limitada para teste

Windows 7 64bits versão limitada para teste

Conexão à internet de 15Mb

Processador com 2 núcleos à 4,3 GHz
 
 

Veja o vídeo completo:

 



No comments yet.

Leave a Reply