About the Post

Author Information

Dicas para deixar o Chrome ainda mais seguro

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Descomplicado.net

Os navegadores são a nossa porta de acesso para a internet. Sua única função que é facilitar a vida online, no entanto, oferece riscos a quem navega desprevenido. Isso porque os cibercriminosos estão cada vez mais de olho nos browsers atuais, usando-os como meio para disseminar golpes, roubando informações e, geralmente, detonando máquinas com malwares e vírus perigosos.

Como alvo, os golpistas virtuais atacam principalmente os nomes mais famosos entre os internautas como Chrome e Opera. Felizmente, existem táticas capazes de driblar tais ataques, proporcionando uma experiência online mais tranquila. E é justamente por isso que o post de hoje traz dicas especiais para que você possa usar o seu navegador com mais segurança.

Especificamente sobre o Google Chrome, vale ressaltar que este browser possui vários recursos de segurança integrados, com destaque para o mecanismo de atualização automática que melhora a proteção contra hackers e malwares.

Porém, mesmo com diferentes funcionalidades, ele não é isento de eventuais ataques. Para evitar problemas maiores, é preciso conhecer melhor suas opções e recursos, conforme a seguir.

Foto: Free Digital Photos

Senhas e dados confidenciais

Caso você permita que o navegador armazene essas informações, as chances de que elas sejam usadas de uma maneira criminosa aumentam. Além disso, qualquer pessoa com acesso ao computador poderá encontrá-las.

Isso porque o Chrome não permite criptografia de senhas ou informações armazenadas. Para evitar esse problema, crie diferentes usuários para a conta Chrome e/ou instale extensões que permitam o gerenciamento e criptografia das senhas.

Proteja sua privacidade

Ative os recursos do Chrome que ajudam em caso de tentativa de phishing e malware. Eles avisam quando há sites identificados como prováveis maliciosos, além de corrigir URLs digitadas de maneira equivocada.

Para ativar esses recursos, siga o roteiro: vá até a página de configuração do navegador, clique em configurações avançadas no rodapé da página e localize o item Privacidade. Lá, marque as opções “utilizar um serviço da web para ajudar a solucionar erros de navegação” e “utilizar um serviço da web para ajudar a solucionar erros de ortografia”, ativando ainda a proteção contra phishing e malware.

Use um antivírus

Foto: Free Digital Photos

Esta é com certeza a melhor e mais eficiente maneira de proteger suas informações, dados e, claro, conta bancária. Mesmo um antivírus grátis protege você e seu computador contra criminosos. Isso porque ele identifica sites e ações suspeitas com maior precisão.

Dessa forma, é possível aproveitar todas as maravilhas da internet, sem receios de que algo possa dar errado.

No comments yet.

Leave a Reply